sábado, 15 de dezembro de 2012

A busca por orgânicos para papinha de bebê- Onde achar

Selo de garantia de produto orgânico presente na maioria das embalagens
Como a maioria já sabe, dou preferência para legumes e carnes orgânicas na hora de fazer a comida da minha filha.

Os benefícios dos alimentos orgânicos são insuperáveis e apesar de serem caros, opto sempre por eles na preparação das papinhas e sopinhas. Gostaria de deixar claro que ainda não é possível achar todas as frutas e legumes, me obrigando a usar muitas frutas regulares e alguns legumes. Por exemplo, pêra, maça e laranja são quase impossíveis de achar orgânico, e fazem parte do dia-a-dia da Helena. O que faço é sempre descascar as frutas que não são orgânicas para tentar diminuir a ingestão de agro-tóxicos.

Um biólogo, amigo meu, disse que se tivessemos que escolher alguns ítens para preferir orgânico, já que o preço ainda é bem salgado, deveriamos optar por frutas e legumes "carnudos", já que são estes que recebem a maior qualtidade de agro-tóxicos por atraírem mais insetos e roedores.

O Estadão.com.br tem um blog sobre orgânicos que é recheado de informação interessante, para quem tiver interesse em saber mais.

Um outro alimento que sofre muito com a produção em massa é o frango. Há relatos incontáveis sobre os malefícios do frango industrializado; os antibióticos, os hormônios, a ração. Este artigo está afirmando que os antibióticos no frango poderão agravar cistite em mulheres, criando Eschericia Coli (bactéria responsável pela maioria dos casos de cistite) resistentes aos antibióticos em circulação. Por isso, aqui em casa para minha família, prefiro o frango orgâncio.

Hoje em dia eu compro frango Korin. É a mais fácil de achar e tem vários cortes especiais. O preço é aproximadamente 50% mais caro que o frango comum.

Carne orgânica tem sido mais difícil de achar. A Swift lançou uma linha de carne orgânica que eu por acaso encontrei no supermercado Extra.
Coxão mole da Swift- Carne orgânica
Lá também encontrei uma variedade grande de legumes e verduras. O Pão de Açucar também tem algumas opções, e lá tem a papinha orgânica Jasmine. Mas eu não consigo comprar tudo que preciso no Extra e no Pão de Açucar. Só no mercado Hortifruti eu encontro a batata doce americana, e outros legumes da Korin, muito boas por sinal.

No Carrefour não consigo encontrar as marcas que estou acostumada a comprar porque eles tem uma marca própria de orgânicos, a Linha Viver, que ainda não experimentei.

Eu sei que os supermercados Zona Sul de maior porte estão sempre abastecidos de legumes e frutas orgânicas da Fazenda Vale das Palmeiras e eu tenho o hábito de comprar lá também.

Prateleira de orgânicos no supermercado Extra

Eu não consegui achar bons orgânicos nos mercados Mundial, Prezunic, Supermarket e Guanabara.

Para quem tiver interesse em saber mais sobre os riscos da produção em massa de alimentos, o filme Food Inc. é uma ótima fonte de informação.

Até a próxima!


Nenhum comentário:

Postar um comentário