terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Congelando comidinhas de bebê- seus problemas acabaram!

Nunca entendi o motivo das mães e pais [de meu círculo social] não prepararem e congelarem comida de bebê. Tudo bem que é trabalhoso, é necessário ter um conhecimento mínimo da cozinha e é tão mais prático apenas abrir um pote de papinha comprada no mercado.

Mas os benefícios de fazer em casa são incontáveis! Sem falar do fato de que é a única maneira de saber EXATAMENTE o que o seu filho está comendo.

Eu sei que a maioria das mães, aos 6 meses do bebê já voltam ao trabalho e o tempo, que já era curto, fica quase inexistente. Parece impossível entrar na cozinha para preparar comidinhas para o bebê. Posso te garantir que é bem mais simplesmente do que está imaginando. Eu preparo todas as comidinhas para 2 semanas de uma só vez em no máximo 20 minutos.

Congelar comida será o seu maior aliado!

Há uma variedade enorme de alimentos que armazenam muito bem no congelador, inclusive frutas.

Achei essa lista mega prática no Wholesome Baby Food, blog que eu super recomendo. Sugiro darem uma lida antes de se aventurarem no mundo de comidinhas congeladas para bebês.

Nos próximos posts, colocarei as minhas receitas para papinhas e sopinhas e como prepará-las com eficácia e sabor, preservando os nutrientes e diminuindo o risco de contaminação.

Ao preparar a comida, literalmente jogo todos os ingredientes em uma panela e coloco no fogo. Depois de cozida e resfriada, trituro no Baby Bullet. Agora só falta congelar, mas como?

Bem, nas minhas lidas e pesquisadas, encontrei três maneiras de armazenar e congelar papinhas e sopinhas.

1) Frasco próprio para comida de bebê- eu uso do kit do Baby Bullet


Estes potinhos mega práticos ainda tem um mecanismo de marcar a data da "produção" daquele lote. Este foi feito hoje, dia 11/12/2012, vejam como fica:


2) Potinho hermético- eu uso LockLock



3) Forma de gelo (genial!!!) e após o congelamento armazenar em saco de freezer- eu uso Ziploc, escrevendo no saco com caneta permanente a data em que foi congelada.


Eu armazeno tudo na parte mais fria do congelador. É pratico porque além de ficar separado do resto da comida no congelador, diminui o risco de contaminação.


Pronto! O que acharam? Agora só cozinho denovo no Natal...que tal uma papinha natalina?

2 comentários:

  1. Uau, que super prático! Eu tbm congelava as papinhas, mas comprei vários potinhos para armazenar... agora meu bebê já passou dessa fase, já não curte tanto papinhas senão comprava! Muito legal!!!

    ResponderExcluir
  2. Oi! Eu costumo congelar a sopinha da minha bebé, no entanto, quando descongelo para lha dar, a sopa fica com grumos, talvez dos cristais de gelo, não sei. Ela não se queixa e come bem, mas mete-me confusão dar-lhe assim a sopa...há algum truque para que isto não aconteça?

    ResponderExcluir