domingo, 30 de dezembro de 2012

Receita de sopinha para bebês- Coxa de rã com alho assado e abóbora japonesa -UPDATED

Ingredientes para a receita tradicional de Cuisse de Grenouille

Esta receita é para as mães aventureiras de plantão!

Você já comeu rã? A maioria de nós tem um preconceito enorme com carnes exóticas e rã definitivamente cai nessa categoria. Mas rã não é uma carne exótica em outras culturas. O nome em francês é Cuisse de Grenouille e é um clássico provençal.

Agora, você pode estar se perguntando: Se eu tenho medo ou nunca provei carne de rã, porque diabos daria para o meu bebê??? Bem, na minha última ida ao pediatra, a Dra. Vera recomendou carne de rã por ter alto valor nutricional, sabor suave e baixo teor de gordura.

Dei uma pesquisada básica e descobri que carne de rã é rica em:

  • Tiamina
  • Riboflavina
  • Ferro
  • Fósforo
  • Potássio
  • Cobre
  • Proteína
  • Selênio.

Ok. Convencida. Vamos tentar! Nunca tinha cozinhado rã antes mas pensei em combiná-la com alho e ervas do jeitinho provençal e usar a abóbora japonesa (ingrediente doce) para compor a sopinha. Se preferir, pode trocar a abóbora por batatas.

Rende: 6 porções
Idade: 6-8 meses

Ingredientes

240g de coxa de rã
1/2 abóbora japonesa ou batata
1 cabeça pequena de alho
200ml de mirepoix (opcional) ou água filtrada
1 raminho de salsa
1 pitada de coentro em pó, manjerona e orégano em pó.

Detalhe: Podem achar que uma cabeça de alho inteira é muito forte, mas o alho assado é bem mais suave do que o alho cru ou frito. Se preferirem usar menos alho, no problem!

Corte fora a "tampa" da cabeça de alho e coloque-a numa trouxinha de papel alumínio com um fio de azeite extra-virgem. Asse por 30 minutos em forno médio ou até o alho ficar cremoso.

 O "ponto" certo do alho assado


Em uma panela coloque a carne de rã e a abóbora no mirepoix (ou água) e cozinhe por 15 minutos. Retire a rã da panela e descarte todos os ossos. Triture.

Junte a abóbora, a rã triturada e o alho cremoso e amasse bem com um garfo ou triture, acrescentando o caldo aos poucos até chegar à consistência desejada.

UPDATE: Eu repeti essa receita variando o modo de cozinhar a abóbora. Assei ela no fogo alto por 10 minutos e ela ficou com uma doçura incrível. Ficou muito mais delicioso!

E ai? Tem coragem??

2 comentários: