segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Dicas da culinária parte III- Temperando Caldos, uma opção saudável para o refogado

Hoje me perguntaram se eu uso refogado em minhas receitas de papinha. A resposta é não; não uso refogado. Porque? Dois motivos:

1) Uso alho esporadicamente. Não por desgostar dele- amo alho, mas por preferir usar uma variedade de temperos diferentes. O sabor do alho é extremamente forte, dominando totalmente qualquer prato, ofuscando os outros sabores.

2) Eu sigo a recomendação dos pediatras de não esquentar o azeite usado na comida. O azeite de olivia, quando usado sem esquentar, não contém gordura saturada. Isso muda a partir do momento em que é posta no fogo. Se utilizarmss o azeite de olivia, ou qualquer outro óleo para refogar a comida, estaremos dando aos nossos filhos gordura saturada.

Como dar sabor a comida então? Utilizando caldos e brodos para cozinhar os alimentos ou assando-os no forno.

Uma boa base para o seu caldo modifica completamete o sabor dos alimentos. Cozinhar na água apenas dilui o sabor e os nutrientes.

Aqui estão algumas maneiras de temperar os seus caldos, não só para o preparo de sopinhas e purezinhos, mas também no seu dia-a-dia em casa.

Mirepoix

Inúmeros pratos pedem variações de misturas de legumes para dar sabor e frescura a carnes e caldos. Aqui no Brasil, normalmente usamos o "refogado", uma mistura de cebola, alho e muitas vezes salsinha. A mais famosa delas é o mirepoix (pronunciado "mirpoa"). Composto por 2 partes de cebola, 2 partes de cenoura e 1 parte de aipo, ela pode ser utilizada crua, refogada, assada ou fervida.



Bouquet Garni


Normalmente composto por salsinha, um folha grande de louro e tomilho, também pode ser composto por outras ervas frescas e secas para temperar caldos e brodos sem deixar resíduos. Ela é feita simplesmente compondo ervas, amarrando-as com um barbante e deixando-as boiar em um caldo. Após o término do cozimento, o bouquet é removido do brodo e descartado

A mistura de mirepoix com bouquet garni se chama "Court bouillon" e é usada para cozinhar alimentos no modo poché (deixando os boiar em um brodo ao fogo baixo).



Aplicando na vida real

Eu uso o mirepoix como base no preparo de quase todos as sopinhas. O bouquet garni é muito importante já que ervas não trituram muito bem e podem causar engasgo em bebês.

Voce pode fazer um lote grande e congelar ou deixar na geladeira para uso posterior.

Ossos de frango assado ou o caldo onde ferveu carnes e aves também são muito valiosas no preparo de caldos e sopas. Guarde-os no congelador e descongele na hora do preparo da comida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário