sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Etapa 0- Iniciando o seu bebê nos alimentos sólidos

Ontem, uma amiga reclamou que no blog não havia informação o suficiente para quem está começando e é justamente nesta fase que as mães mais se sentem inseguras.



Para remediar esta situação, seguem as indicações para bebês de 4-6 meses (conforme liberação do seu pediatra) e no próximo post, cardápios para as 4 semanas de iniciação.

Como começar

Ao começar, o pediatra provavelmente irá sugerir uma fase de introdução onde as frutas entrarão em dois momentos do dia: com o suco pela manhã e a papinha de frutas no meio da tarde.

Costumamos começar com 4 frutas: maçã, pera, banana e mamão. O suco pode ser de laranja lima, das 4 frutas citadas anteriormente e água de côco.

Após esta introdução, podemos incluir pêssego, ameixa, abacate e manga (consulte seu pediatra antes de dar estas frutas ao seu bebê).

Escolha 1 fruta para começar. Você vai dar esta fruta por dois dias seguidos antes de introduzir uma nova. Se não houver reação alérgica, aquele alimento está liberado para ser combinado com frutas novas.

No terceiro dia, introduza uma nova fruta. Mesma coisa: dois dias seguidos com apenas esta fruta e assim por diante.

Impecílios

Um dos maiores impecílios da introdução à sólidos é a constipação. O ideal é variar fruta que solta o intenstino com fruta que prende o intestino:

Obs: É considerado intestino preso quando bebês que já comem sólidos passam mais de três dia sem evacuar.

Banana: prende
Suco de laranja lima: solta
Suco de maçã: solta (contém pectina, um leve laxante)
Maçã cozida: prende
Pera: neutro
Mamão: solta

Um estratégia interessante seria por exemplo:

Fruta 1) banana
Fruta 2) Mamão
Fruta 3) Maçã
Fruta 4) Pera

Ou contra-agir com o suco da seguinte forma:


  • Papinha de banana/ suco de mamão
  • Papinha de maça/ suco de laranja lima
  • Papinha de mamão/ água de côco
Etc...


Como preparar a papinha

A banana só precisa ser amassada com um garfo e o mamão também. Amasse bem, bem, bem. O bebê não saberá o que fazer com um sólido na boca e se tiver um pedaço grande demais, é fácil o bebê engasgar.

Com maça e pera, os pediatras recomendam amassar ou ralar. Particularmente, prefiro cozinhar a pera e a maçã em água filtrada por 7 minutos. Fico com mais paz de espírito, já que são frutas duras que podem causar o engasgo. Também, a maçã crua escurece muito rápido, o que não acontece com ela cozidinha. Após cozinhar, é só amassar bem com um garfo.

Fezes

Nesta fase, as mães costumam virar verdadeiras estudiosas de fezes. Pode soar nojento, mas acredite, você irá fazer uma investigação a fundo em cada fralda suja.


As fezes poderão ter cor estranha e textura diferente. Não se assute, especialmente com fezes de banana. As fibras da banana parecem minhoquinhas pretas (nojento). Já vi fezes: pretas, cinzas, laranjas, amareladas...é mais importante avaliar a frequência e a textura do que a cor. Preocupe-se apenas com fezes verdes e líquidas, sinal de diaréia.

E lembrem-se, vai dar tudo certo :-)

7 comentários:

  1. Respostas
    1. Olá! Temos um post inteiro sobre água! Dá uma lida! Beijos

      Excluir
  2. Gostaria de saber se a água para fazer os sucos tem que ser água fervida ou pode ser da torneira mesmo ?

    ResponderExcluir
  3. Gostaria de saber se a água para fazer os sucos tem que ser água fervida ou pode ser da torneira mesmo ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Pamela! O ideal é não usar água para os sucos, usando apenas a fruta fresca. Agora, se precisar diluir, nunca use água diretamente da torneira. Opte sempre por água filtrada, mineral ou fervida (em último caso). Um abraço!

      Excluir
    2. Tem problema começar com suco da melancia pura?

      Excluir
  4. Raspei a pêra para da ao meu bebê. E ela escureceu... posso da a ele essa papa ou não?

    ResponderExcluir