domingo, 20 de janeiro de 2013

Meu bebê não quer comer! E agora?


Tenho me deparado com muitas mães que estão sofrendo bastante com a falta de apetite de seus bebês, especialmente os que estão na faixa de 8-10 meses e 18-24 meses.

Um belo dia, você senta o seu baixinho no cadeirão, apresenta aquela papinha que ele tanto adora, que você preparou com tanto carinho, enche a colher e...encontra lábios selados! Uma boca que não abre por nada neste mundo...ou: a colher vai ao encontro da boca e acha...uma bochecha! O bebê vira o rosto de um lado para o outro, recusando até mesmo uma mordida.


É normal!

Sim, estas são fases que já foram desmistificada há tempos.

Há sempre excessões à regra, mas em geral, esta rebeldia está associada a uma "declaração de independência" de nossos pequenos em dois momentos cruciais.

E como confrontar isso? Agressivamente? Passivamente? Deixar o bebê fazer o que quiser?

Existem opiniões diversas, mas uma que me chamou a atenção é que, um bebê saudável que goza de um psicológico sadío, não passará fome voluntariamente. Em algum momento irão sentir fome e irão comer! (Atenção! Consulte o seu pediatra caso o seu filho aceite menos de 3 refeições por dia). 

A opinião geral é que esta fase passará e o importante é continuar oferecendo a comida habitual para o seu bebê, sem ceder à "besteiras" que não o alimentam e apenas enchem a sua barriga.

Vamos avaliar cada fase:

8 meses: Descobrindo o mundo 

Aos 8 meses, o seu filho estará aprendendo a se locomover, a puxar, tocar, apertar; estará começando a entender ação e reação, reconhece rostos e lugares familiares, sons, presta atenção ao que está a sua volta e ainda por cima, está com as gengivas ardendo dos dentinhos rasgando.

18 meses: Testando os limites

Aos 18 meses o seu bebê está na transição de nenem para criança. Ele está começando a falar, a não usar mais fralda, a interagir socialmente. Neste momento, muitas crianças ganham um irmãozinho e deixam de ser o foco principal da vida dos pais. O psicológico também está em desenvolvimento e a criança começará a ter vontades e testar os limites impostos pelos seus pais. Esta fase pode ser muito cansativo para um bebê e para os pais.


É. Comida realmente perdeu importância. Especialmente porque além disso tudo, ele terá que ficar parado, sentado durante 30 ou 40 minutos enquanto uma colher é enfiada na boca dele. Sem graça, não é?

O que fazer?

 A seguir estão as minha sugestões. Eu sou apenas uma mãe. Não sou formada em psicologia ou medicina. Consulte sempre o seu pediatra antes de tomar qualquer decisão sobre a alimentação de seu bebê.

1) Prepare a comida predileta de seu bebê.

2) Tente mudar o cenário. Coloque o cadeirão na varanda ou no jardim ou até mesmo tire ele da cadeira para comer.

3) Deixe ele colocar a mão. Sim! Isso mesmo! Relaxa...esquece a bagunça, a papinha no tapete, a fruta no cabelo do bebê e deixe ele se divertir com a comida! (Não aconselho que você faça disso um hábito!)

4) Ofereça pequenos pedaços de legumes e frutas macias para que ele pegue e coma sozinho com as mãos.



5) Varie a textura da comida. Triture menos ou mais, acrescente ingredientes doces à comida.

6) Use um prato com divisórias e ofereça uma variedade de comidas coloridas e interessantes para que ele escolha o que quer comer.

7) Para crianças mais velhas, coloque um prato vazio a frente deles com varias opções (saudáveis) na mesa e permita que coloquem o que quiserem no prato.

8) Se tudo falhar, tente acrescentar frutas às mamadeiras. Normalmente, apesar de criarem uma resistência aos sólidos, continuarão tomando a mamadeira sem problemas. Se enriquecer a mamadeira, isso poderá te trazer mais tranquilidade.

Caso tenham mais dicas de suas experiências, sintam-se convidadas a compartilhá-las!



11 comentários:

  1. adorei a matéria, o meu está começando a entrar nessa de não querer comer, socorro!!!

    ResponderExcluir
  2. Adorei essa matéria!
    Estou desesperada pq o meu bebe tbm não quer comer de jeito nenhum!

    ResponderExcluir
  3. Misericórdia minha filha comia normalmente ela tem 8 meses e de umas semana pra cá ela não quer comer de jeito nenhum, só frutas e mamadeira jah não sei mais o q fazer!!!

    ResponderExcluir
  4. Misericórdia minha filha comia normalmente ela tem 8 meses e de umas semana pra cá ela não quer comer de jeito nenhum, só frutas e mamadeira jah não sei mais o q fazer!!!

    ResponderExcluir
  5. Meu bebê comia super bem foi fazer 9 meses w não quer mais papa salgada. Raras vezes q ele aceita

    ResponderExcluir
  6. A minha tbm, depois que completou 8 meses não quer mais comer, e ela adora o rapazinho... É desesperador...

    ResponderExcluir
  7. Meu filho tem 8 meses e não quer comer nada só água, socorro!!!!O que faço?

    ResponderExcluir
  8. Meninas... estou na mesma que vocês. Meu bebê começou à comer com 06 meses, no início foi difícil, mas ele aprendeu a comer. Agora que fez 08 meses não está querendo comer de jeito nenhum. Só fruta,danoninho e leite materno. Nada mais. É desesperador. Queria tanto que ele comesse bem... minha filha que hoje tem 08 anos, come bem desde os 04 meses de idade e agora o João está assim... não quer comer...

    ResponderExcluir
  9. Minha bebê não gosta de papinha salgada, Socorro!!!

    ResponderExcluir