terça-feira, 8 de janeiro de 2013

O que pode e não pode- Etapa 1 (4-6 meses)



Helena comendo mamão com 5 meses 
Sou perguntada com bastante frequencia o que pode e o que não pode em cada etapa do bebê.

Compilei hoje uma lista com as comidas permitidas na etapa 1: 4-6 meses. Espero que ajude.

Importante: A OMS recomenda que mães amamentem seus filhos até 02 anos de vida e a Sociedade Brasileira de Pediatria recomenda que sólidos só sejam introduzidos a partir dos 06 meses. Pergunte ao seu pediatra antes de começar a dar comida para o seu bebê.

4-6 meses- Introdução

Sucos

laranja lima
maça
pera
mamão

Frutas

maça
pera
banana
mamão

Legumes

abobrinha
abóbora
cenoura
batata
batata doce
batata baroa
mandioca

Carne e frango* - apenas com liberação específica do pediatra

Introduza 1 alimento novo por vez, repetindo durante 2-5 dias para verificar se há reação alérgica. Não combine os alimentos antes de introduzir individualmente.

Papinha de fruta

Raspe ou amasse a fruta crua com um garfo. Maça e pera cozidas costumam ser mais fáceis para o bebê engolir e não escurecem. Não acrescente açucar, mel ou qualquer outro adoçante às frutas.

Sopinha de legumes com carne

Caso seu pediatra libere a ingestão de carnes, prepare a sopinha combinando 1 tipo de carne, 1 tipo de legume e 1 tubérculo. Cozinhe em água mineral ou filtrada sem usar óleos ou azeites. É liberado o uso de condimentos moderados. Não utilize sal ou condimentos industrializados ou artificiais.

Após o cozimento, triture a carne e amasse os legumes com um garfo, misturando os dois depois e acresentando 1 colher de azeite de oliva extra virgem (frio).

A quantidade recomendada é de 120 a 180 gramas de comida por refeição. Importante: siga a recomendação da quantidade de alimento de seu pediatra.


Nenhum comentário:

Postar um comentário