sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Receita de purezinho para bebês- Mandioca com banana da terra e especiarias

Esta receita foi uma sugestão do meu marido. Sim, ele também dá um de gourmet de vez em quando!

Como chegamos a esta receita: No final de semana, jantamos em um restaurante que serviu ravioli de banana da terra. Espetacular! Gostei tanto que quis fazer alguma receita utilizando-a como a estrela do prato.


A mandioca foi incluida por ser tão brasileira quanto a banana da terra; gostei do temperinho nordestino na receita. Por último, as especiarias indianas foram a sugestão do maridão que teve a idéia de acrescentar curry à receita.

O que é um curry: o curry nada mais é do que uma mistura de especiarias. Cada marca e país tem sua mistura de curries; uns mais apimentados, outros com um sabor mais adocicado. Para não correr o risco de utilizar um curry doido, cheio de pimenta, decidi fazer o meu próprio curry, misturando especiarias do meu agrado. Usei:

-açafrão da terra (curcuma)
-gengibre em pó
-coentro em pó
-canela em pó

Todos estes temperos podem ser encontradas em supermercados locais, mas caso queira fazer o seu próprio curry, eis a chance de se aventurar!

Ao contrário do que possam pensar, esta receita não é muito exótica. O sabor final é cremoso e suave, uma mistura perfeita de sabores.

Receita Vegetariana/Vegan
Rende: 4 porções
Idade: a partir de 6 meses

1 banana-da-terra grande
1 mandioca pequena
1 colher de sopa de curry (receita acima)
Água filtrada (conforme necessidade)

Um aviso: esta receita pede muita água. A mandioca necessita muita água para cozinhar e o melhor é acrescentar aos poucos, conforme ela evapora.

Coloque a banana-da-terra para assar em fogo alto por aproximadamente 20 minutos ou até ficar preta por fora. Quando ela estiver pronta, abra-a ao meio com uma faca e retire o excesso de sementes do miolo. Reserve.

Em uma panela, coloque a mandioca descascada e picada com 400ml de água filtrada e o "curry". Acrescente mais água conforme necessidade.

Quando a mandioca estiver cozida, junte à banana e tritura, acrescentando água filtrada até obter a textura desejada.

Para aprender a congelar e armazenar esta papinha, leia o post "Congelando Comidinhas".

Um comentário:

  1. Mmmmmmm, parece tão boa que até para fazer um purê para adultos com esta receita deve ficar show!Para adultos, só faltaria um toque de leite de coco!rsrsrs

    ResponderExcluir