sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Qual é melhor- Dar água para o bebê no copinho, com canudo ou na mamadeira?


Helena e seu copinho- inseparáveis neste verão
Dificilmente o seu pediatra vai recomendar que voce dê água ou suco para o bebê na mamadeira.

Porque? Porque se se bebê ainda mama no peito, usar uma mamadeira poderá desacostumá-lo com o peito. Em contrapartida, se seu bebê já está acostumado a usar a mamadeira, não é um problema.

Porém, independente do método de amamentação, é necessário transicionar para um copo de adulto eventualmente e training cups para água e suco são o caminho mas suave para isso.

Eu usei a mamadeira no primeiro mês. A minha filha já estava transicionando para sólidos, estava tudo de pernas para o ar e achei melhor manter pelo menos os líquidos de forma estável. Não recomendo que deixe o seu bebê tomar água e suco na mamadeira por muito tempo.

A transição para o copinho, ou training cup como é chamado em inglês, foi rápido e fácil. No começo ela chorava até dar a mamadeira. Foi só esperar o dia em que ela realmente estava com sede e a água no copinho estava bem fresquinha. Levou uns 5 segundos para ela entender como funcionava e pronto!

Existem, em geral, três modelos de copinho para bebês

1) Etapa 1: copinho com trava. Nos copos de qualidade, a água só flui com sucção. O copo normalmente tem alças para o bebê segurar e o furinho do bico e o sistema de válvulas só permitem a passagem de uma quantidade pequena de líquido por vez.

Eu recomendo que na hora de comprar o copinho para a etapa 1, opte sempre por copos que tem trava anti-vazamento, alça e bico de silicone.
Este é o copinho que eu uso com a Helena- DrBrown's com bico de silicone
2) Etapa 2: parecido com o primeiro, mas sem alça e com capacidade maior. Pode também ser de canudo, mas o canudo é bem curtinho e fino. Muitas vezes ainda tem trava de fluxo. Ainda permite uma passagem pequena de líquido.

Eu não sou fã do modelo "canudinho". Porque? Extremamente difícil de limpar, e acredite: se não limpar dentro da extensão total do canudo, em breve terá ecossistemas inteiros se proliferando dentro do copinho de seu bebê. Eca!

As 2 opções de copinhos etapa 2 da Tomee Tippee
                                               

3) Etapa 3: Com canudo ou um bico, parecido com o squeezy. Este é ideal para bebês que já conseguem controlar a quantidade que liquido que engolem; que não correm risco de engasgar com excessos de líquido pois o bico já é aberto, e não mais com furinhos para impedir a passagem acelerada de líquidos.

Mais uma vez, canudo é dificil. Se precisar comprar um copinho de canudo, opte por um canudo mais grosso e fácil de limpar.
Copinho etapa 3 com canudo da Born Free

Copinho etapa 3 com bico tipo "spout", aberto.

Atenção! É preciso dar um cuidado especial para a higiene dos copinhos, especialmente os de canudo. O copinho precisa ser totalmente desmontado, lavado (é bom esterelizar pelo menos 1 vez por semana) e seco para não acumular fungos e bactérias. 

Os copos com canudo são os mais difíceis de higienizar, sendo necessário uma escova especial extra-fino para lavar o canudo inteiro por dentro. Caso não encontre esta escova, tente usar um cotonete ou escovinha dental (encontrado em loja de produtos ortodônticos) com detergente e esterilize depois.   

                               

Um comentário:

  1. Olá!! Pode me dizer por favor aonde acho esse copinho que vc usa da primeira imagem? Moro em São Paulo e nunca vi um desses por aqui. Obrigada ��

    ResponderExcluir