segunda-feira, 16 de novembro de 2015

Tendência de Alimentação- Baby-led Weaning (BLW)



Em primeiro lugar, não estou advogando esta forma de alimentação, estou apenas informando opções. Siga sempre as orientações de seu pediatra em relação à alimentação de seu bebê.

Baby-led Weaning (BLW) significa desmame controlada, ou iniciada pelo bebê e esta nova tendência consiste em incluir sólidos em pedaços no cardápio aos poucos a medida que o bebê demostra interesse, sem tirá-lo do peito ou da mamadeira. É uma forma de iniciar a alimentação pulando totalmente a fase de papinhas.

Para que possa iniciar, é imprescindível que o seu bebê:

1) Já tenha completado 6 meses de vida e que consiga sentar sem apoio;
2) Já apresente a habilidade de agarrar objetos e levá-los até a boca
3) Já tenha perdido o reflexo de gag (reflexo que leva o bebê a empurrar a língua para fora quando o fundo da garganta é estimulado).

A idéia é servir a comida em pedaços que possam ser manipulados facilmente pelo bebê  e esperar que ele mostre interesse. Se comer, ótimo; caso não, não é o fim do mundo, tente novamente em outra ocasião.

Pesquisei e lí bastante sobre o assunto mas confesso que sou iniciante. Portanto, se alguma leitora tem prática ou mais conhecimento sobre, comente! Aqui estão alguns prós e contras deste tipo de desmame:

PROS
- Aumenta a exposição do bebê a novas texturas e cores
- Gera auto-confiança e independência
- Menos trabalhoso para os pais
- Estimula mais rapidamente a mastigação e deglutição

CONTRAS
- Faz uma bagunça!
- É necessário prestar atenção ao tamanho e formato do alimento para o bebê sofrer o risco de engasgo

Caso fique curiosa com este método, sugiro que pesquise e leia tudo que encontrar sobre o tema e consulte o pediatra. Eu separei abaixo alguns conceitos e preconceitos sobre o BLW que podem ajudar a definir a escolha do tipo de alimentação e inclui a minha opinião depois.

1) O bebê pode engasgar. 

Minha opinião: O mesmo acontece com a papinha, então a princípio não vejo este fator como impecílio. É necessário observar o bebê atentamente e iniciar aos poucos, começando com alimentos fáceis de engolir como banana, abacate, batata, etc. seja qual for o método de desmame que escolher.

2) O BLW estimula bagunça e desperdício, já que o bebê descobre o alimento com as mãos, podendo jogá-lo em todo lugar.

Minha opinião: Sempre fui a favor da descoberta do bebê com a comida, inclusive já publiquei a respeito em um post entitulado "Finger Food". A American Pediatrics Association e a Associação Brasileira de Pediatria apoiam a prática do bebê "brincar" com a comida, descobrindo texturas e a correlação de cores e sabores. Inclusive, é um ótimo estímulo à independência de seu filho. Existem babadores com uma cobertura maior que podem ajudar a diminuir a bagunça. Outra opção é colocar um tapete impermeável embaixo da cadeirinha. Obs: Você pode ser uma controladora obsessiva e odiar bagunça, não tem problema; mas sendo este o caso eu te aconselharia a tentar conter estes implusos e se necessário procurar um psicólogo pois a limpeza obsessiva não é um hábito muito saudável para a educação infantil. Não é muito bacana passar isso adiante como regra ou criação. Os efeitos à criança a longo prazo não compensam. 

3) Gosto de rotina e meu filho também. O BLW não cria rotina, já que deixa a refeição à critério do bebê. 

Minha opinião: Nada te impede de criar uma rotina. O método simplesmente não pressiona o bebê a consumir a porção inteira ou todos os tipos de alimentos. Estudos mais recentes mostram que forçar o bebê a consumir alimentos quando não está com fome, ou terminar um prato inteiro mesmo já tendo saciado a fome provoca hábitos complusivos que podem levar à obesidade. É importante ensinar o seu filho a saber quando a fome está saciada e parar.

4) Não há muitos dados científicos ou estudos de longo-prazo sobre os benefícios de uma alimentação BLW versus papinha.

Minha opinião: De acordo. Eu faria caso me identificasse mais com os prós e contras e não por uma questão de ser melhor ou pior. Fiz este estudo justamente para informar as mamães que existem alternativas, mas não estou de maneira alguma dizendo que esta forma é melhor ou mais saudável do que papinhas.

5) Meu bebê não ingere nutrientes o suficiente

Minha opinião: Este processo deverá acontecer sem o desmame. O desmame total só ocorreria a medida que o bebê completasse a transição para os sólidos. Se estiver oferecendo uma variedade de alimentos que supriem as necessidades alimentares do bebê há um tempo e ele mesmo assim não consome o suficiente para se alimentar, talvez deva mudar para papinha. De qualquer jeito, eu acho que vale a pena tentar ;-)

Achei uma publicação sobre o BLW em português que fala sobre a experiencia de uma mãe. Inclui o link para quem se interessar.

http://tanahoradopapa.com/2014/09/30/o-baby-led-weaning/







Nenhum comentário:

Postar um comentário