terça-feira, 23 de junho de 2015

Horta em casa- Parte 2

Sou louca pela minha mini horta na varanda. Vejam que fofa!



Além de ser linda, é extremamente terapeutica e prática, pois tenho ervas frescas todos o dias para as minhas aventuras na cozinha.

Ter uma horta não precisa ser dificil. Você pode ter uma hortinha como a minha, uma menor ou até pode também fazer algo bem mais elaborado. A escolha é sua.

Antes de pensar em ter uma horta, avalie se tem condição para isto. É essencial:

1) Ter pelo menos 3 horas de sol diariamente;
2) Ter alguém para regrar a horta pelo menos a cada 2 dias.

Sem essas coisas a sua horta não vingará e você será uma bela assassina de ervas :-D
Por sorte, são coisas fáceis de encontrar por enquanto; sol, água...e se você curte cozinhar, vale MUITO a pena. Escolha um local ventilado que pegue sol abundante e mãos à obra!

Como começar: 

Manjericão é um ótimo começo. É lindo, bem humorado e muito saboroso. Hortelã e tomilho são fáceis também.

Se for a sua primeira horta, comece com mudas ao invés de semente. Sementes são para os veteranos ;-)

1) Faça um dreno: se não o fizer, as suas plantas apodrecerão. Verifique que o vaso tem furos no fundo. Se não tiver, fure-a usando uma faca ou uma furadeira. Cubra o fundo do vaso com argila expandida e manta sintética (disponíveis ems loja de bricolagem e chácaras). Se não tiver manta ou não quer usá-la, coloque uma camada mais grossa de pedras decorativas no fundo e dispense a manta. Você também pode intercalar pedaços de telha e areia como na imagem ilustrativa abaixo.



2) Use substrato e não terra: Substrato é terra já preparada para plantio com hummus de minhoca ou adubo orgânico, já acrescida de minérios e nutrientes. É possivel comprar subextrato em qualquer loja de planta ou em grandes hipermercados como o Carrefour. Existem substratos para todo tipo de planta. Procure substrato de horta ou terra adubada. Quanto mais escura a terra, mais rica ela é.




3) Retire sua muda do pote inicial e encaixe-a em um belo vaso cheio e terra rica. Após o plantio, enxarque o vaso totalmente para tirar os bolsões de ar. Existem mudas que vem em potes organicos que apenas precisam ser encaixadas no buraco. Pratico, não?




Algumas informações bem básicas.

A planta crescerá de acordo com o tamanho do vaso. Não espere uma super planta em um vasinho. O vaso em que a planta é vendida não é apropriada e deve ser trocada imediatamente. Para uma planta sustentável por pelo menos 6 meses, use um vaso de 2kg de terra. Agora, se quiser um arbusto ou uma planta que dure a médio ou longo prazo, precisará de um vaso que comporte pelo menos 10kg de terra.  Abaixo, uma foto do meu manjericão majestoso!




O essencial para os amantes de cozinha: Manjericão, tomilho, orégano, sálvia, alecrim.

Outras opções muito interessantes: hortelã, variações de manjericão (roxo, basílico, petit.), salsinha, coentro, aipo, boldo, cebolinha, ciboulette e pimentas variadas.  

Horta em casa é tudo de bom! Se morar em um lugar apertado, uma boa opção é a horta vertical. Já vi ideas muito criativas em tubos de PVC, em calha,  em PET; já vi muda dentro de coco seco! Vejam algumas fotos que achei.





Sejam criativas, mas não deixem de fazer! Um beijo!

Não é Apenas uma Canja

Aqui em casa frente fria é sinônima de crise alérgica. A casa inteira espira, tosse; nariz escorrendo e afins.

Nessas horas, a canja é praticamente obrigatória; não apenas pelas propriedades nutricionais, mas pela referência à comidinha da mamãe que nos lembra amor e cuidados de quem nos ama.

Confesso que existem momentos em que o meu corpo quase pede uma água sossa com pedaço de cenoura boiando e grãozinhos de arroz, mas não é o caso hoje. A canja de hoje foi algo especial, algo a mais....sabor intenso, textura cremosa.

Registrei o processo da  preparação da minha canja que batizei de "Não é Apenas uma Canja". Além de ser deliciosa, ela serve para toda a família podendo ainda ser adaptada para todas as fases de alimentação do bebê.

Vamos à receita?

Receita: contém carne
Etapa: a partir da etapa 1 (adaptada conforme a etapa)
Tempo de preparo: 40 minutos
Dificuldade: médio

Para começar: NÃO ABRA MÃO DO AIPO!! Voce pode achar que odeia aipo (salsão), mas você não odeia aipo. Esquece aquele esteriótipo de filminho "Sessão da tarde" com a pessoa enfiando um talo de aipo num pote de pasta de amendoim. O aipo é o sabor base para qualquer caldo de legumes e tráz um sabor profundo aos pratos.

Talo de aipo com pasta de amendoim. Lanche saudável, de sabor estranho. Não é a minha praia. 

Comecei com os ingredientes de um mirepoix (ver label:"mirepoix"): 2 partes de cenoura, 2 de cebola e 1 de aipo. Usei o meu mandolin para fatiar os legumes de forma rápida e uniforme incluindo tambem 2 batatas Asterix e 1/2 abobrinha italiana.

Fatiando cebola no mandolin. Cuidado com os dedos!

Para temperar fui à horta (ver label: "horta em casa") e colhi tomilho, salsinha, coentro e orégano. O coentro e salsinha entraram na panela com talo e tudo enquanto o tomilho e o orégano foram amarrados com um barbante com folhas de louro seco (ver label: bouquet garni) para serem retirados antes da finalização.

Eu escolhi usar filé de sobrecoxa desossado sem pele na minha sopa, mas você pode trocar por carne branca se quiser; mas saiba que perderá sabor.

Cobri o fundo de uma panela inox com azeite de oliva extra-virgem e selei o frango (cozinhar em fogo alto para selar o exterior e intensificar os sabores da carne) antes de juntar os legumes. Depois, abaxei o fogo, enchi a panela de água, tampei e fui fazer outras coisas por 40 minutos.

Pronto para o processador. Perceba a cor intensa do caldo...incrivelmente saboroso.

Atenção à dica que vale para o cozimento de caldos em geral: espuma é ruim! Use uma escumadeira ou coador para retirar qualquer espuma que se formar da superfície de sua sopa.

Quando todos os legumes e o frango estiverem totalmente cozidos, jogue tudo no processador e voilá!

Se quiser fazer um charme e seu filho estiver liberado, acrescente uma colherada de ricottine ou creme de ricota e cebolinha picada para finalizar o prato.

Apresentação do prato
Para a minha tigela, piquei quantidades astronômicas de coentro fresco, pimenta-do-reino e sal moidos e molho mexicano Chipotle para dar um calor :-)

Ela curtiu!

terça-feira, 16 de junho de 2015

A volta

Dificil começar a escrever....

Já faz tanto tempo que não sei começar.

Vou tentar recapitular um pouco; desde a última publicação já se passaram 2 anos. Amanhã a Helena completará 3 anos e como ela mesmo diz, não é mais neném, é "uma mocinha".

O que mudou:

*A Helena já se alimenta como um adulto. Não estou brincando. Na nossa família, não existe comida especial ou separado para as criançcas. Ela come o que for servido; incluindo peixe, camarão, curry, pimenta, salsa e cebolinha, patê de fígado, e outros. Eu acredito que isto ocorre devido à alimentação que dei enquanto bebê. Ela sempre comeu temperos, "verdinhos" e experimentou sabores novos, portanto não estranha comidas diferentes e topa provar coisas novas.

*Açucar e sal estão liberados, assim como (pasmem!) danoninho e chocolate etc. Doces aqui em casa são sempre a exceção, mas falarei mais disso numa postagem futura.

*A Helena decidiu que não curte brócolis. Como ela topa provar tudo, eu respeito quando ela não gosta de algo. Tentei diversas vezes e confirmei o fato. Brócolis não é a parada dela, mas ela aceita espinafre, couve, abobrinha, etc.

O que continua igual:

*Não permito refrigerante, bala dura, chiclete e achocolatado/nesquik pela manhã (abordarei os porques futuramente, mas basicamente não quero gerar um habito que mais tarde não poderei mudar).

*Continuo acreditando em uma alimentação totalmente livre de açucar e sal até durante os primeiros 10 meses da vida de um bebê.

*A Helena ainda não gosta de mamão.

Imagino que muitas leitoras antigas (e talvez até as novas) se perguntem por que eu parei de postar. Acho que todas merecem uma resposta e um esclarecimento sobre o que me fez voltar.

Bom, eu comecei a escrever para registrar de alguma forma a minha jornada pelo mundo de ser mãe de primeira viagem. O blog cresceu muito mais do que eu imaginei e fugiu um pouco do meu controle. Alguns comentários agressivos e leitoras com atititudes grosseiras e intolerantes começaram a pipocar no setor de comentários e no Facebook. Além disso, as minhas viajadas pelos fóruns de mães pela web me deixaram extremamente triste e chateada com o mundinho de mães arrogantes, extremistas e intolerantes. Acredito que quase todas nós já passamos por isso alguma vez.

Após algumas experiências negativas e bate-bocas, decidi que não estava me fazendo bem me expor àquela negatividade e parei de publicar.

Um esclarecimento: nunca escrevi para monetizar ou ter lucro. Ninguém me paga para postar ou avaliar os seus produtos. Os anúncios que aparecem na barra lateral geram aproximadamente R$0,10 por semana :-D

Sempre escrevi por prazer e para ajudar quem se identifica com os meus hábitos familiares. Não busco e nunca busquei a aprovação de ninguém e penso que se você não concorda com os meus ideais, não frequente o blog e pronto. Não curto o ódio que se espalha pelo mundo virtual e que se esconde por trás de perfis anônimos ou falsos.

Devido a isso, a condição que estabeleci para a minha volta é que comentários negativos, bate-boca e agressão verbal não serão tolerados. Acredito que o debate é muito importante e todas tem o direito à expressar a sua opinião, desde que seja feito com bom senso e respeito alheio. Se você discordar com algo que aparecer por aqui, sinta-se a vontade para me procurar via mensagem direta ou e-mail. Mas não me critique publicamente simplesmente para gerar barulho. Não gera nenhum valor e atrapalha quem está aqui para aproveitar as minhas experiências e receitas.

Espero que concordem com a minha posição...e voltei por causa de vocês mães que todos os dias me mandaram emails e comentários com dúvidas, perguntas, e pedidas para voltar a publicar. Só peço um pouquinho de paciência já que sou mãe, esposa, dona-de-casa, blogueira e empresária ao mesmo tempo :-)

Estou incluindo uma foto da Helena em homenagem ao aniversário dela. Parabéns, minha princesa!




Ah! Não deixem de seguir o blog no Pinterest. Criei vários murais para compartilhar os meus achados da web.

https://www.pinterest.com/bebegourmet

E no Facebook:

https://www.facebook.com/DiarioDoBebeGourmet

 Um beijo e obrigada a todas que mandaram incontáveis mensagens de apoio e emails pedindo a volta do blog.