terça-feira, 23 de junho de 2015

Não é Apenas uma Canja

Aqui em casa frente fria é sinônima de crise alérgica. A casa inteira espira, tosse; nariz escorrendo e afins.

Nessas horas, a canja é praticamente obrigatória; não apenas pelas propriedades nutricionais, mas pela referência à comidinha da mamãe que nos lembra amor e cuidados de quem nos ama.

Confesso que existem momentos em que o meu corpo quase pede uma água sossa com pedaço de cenoura boiando e grãozinhos de arroz, mas não é o caso hoje. A canja de hoje foi algo especial, algo a mais....sabor intenso, textura cremosa.

Registrei o processo da  preparação da minha canja que batizei de "Não é Apenas uma Canja". Além de ser deliciosa, ela serve para toda a família podendo ainda ser adaptada para todas as fases de alimentação do bebê.

Vamos à receita?

Receita: contém carne
Etapa: a partir da etapa 1 (adaptada conforme a etapa)
Tempo de preparo: 40 minutos
Dificuldade: médio

Para começar: NÃO ABRA MÃO DO AIPO!! Voce pode achar que odeia aipo (salsão), mas você não odeia aipo. Esquece aquele esteriótipo de filminho "Sessão da tarde" com a pessoa enfiando um talo de aipo num pote de pasta de amendoim. O aipo é o sabor base para qualquer caldo de legumes e tráz um sabor profundo aos pratos.

Talo de aipo com pasta de amendoim. Lanche saudável, de sabor estranho. Não é a minha praia. 

Comecei com os ingredientes de um mirepoix (ver label:"mirepoix"): 2 partes de cenoura, 2 de cebola e 1 de aipo. Usei o meu mandolin para fatiar os legumes de forma rápida e uniforme incluindo tambem 2 batatas Asterix e 1/2 abobrinha italiana.

Fatiando cebola no mandolin. Cuidado com os dedos!

Para temperar fui à horta (ver label: "horta em casa") e colhi tomilho, salsinha, coentro e orégano. O coentro e salsinha entraram na panela com talo e tudo enquanto o tomilho e o orégano foram amarrados com um barbante com folhas de louro seco (ver label: bouquet garni) para serem retirados antes da finalização.

Eu escolhi usar filé de sobrecoxa desossado sem pele na minha sopa, mas você pode trocar por carne branca se quiser; mas saiba que perderá sabor.

Cobri o fundo de uma panela inox com azeite de oliva extra-virgem e selei o frango (cozinhar em fogo alto para selar o exterior e intensificar os sabores da carne) antes de juntar os legumes. Depois, abaxei o fogo, enchi a panela de água, tampei e fui fazer outras coisas por 40 minutos.

Pronto para o processador. Perceba a cor intensa do caldo...incrivelmente saboroso.

Atenção à dica que vale para o cozimento de caldos em geral: espuma é ruim! Use uma escumadeira ou coador para retirar qualquer espuma que se formar da superfície de sua sopa.

Quando todos os legumes e o frango estiverem totalmente cozidos, jogue tudo no processador e voilá!

Se quiser fazer um charme e seu filho estiver liberado, acrescente uma colherada de ricottine ou creme de ricota e cebolinha picada para finalizar o prato.

Apresentação do prato
Para a minha tigela, piquei quantidades astronômicas de coentro fresco, pimenta-do-reino e sal moidos e molho mexicano Chipotle para dar um calor :-)

Ela curtiu!

Nenhum comentário:

Postar um comentário