terça-feira, 14 de maio de 2013

Receitas de papinha de bebê- 4 receitas com massa (macarrão)


Com de 6-8 meses de vida, o pediatra, se não houver indício de alergia a glúten, provavelmente irá liberar massa (macarrão) para entrar no cardápio de seu bebê.

Abriu-se um novo mundo de receitas para seu bebê e este alimento irá permanecer na dieta dele provavelmente pelo resto da vida.

Existem muitas variações de formato e ingredientes na composição da massa. Os tipos mais comuns são: massa de sêmola, de ovos e grano duro ou grandur. Sinta-se a vontade para usar a massa de sua escolha desde que seja adequada para aquela etapa de mastigação do seu bebê.

A medida que o seu bebê for crescendo, você poderá acrescentar a cada dia mais molhos e acompanhamentos para misturar no macarrão.

Seguem 4 receitas de macarrãozinho para 4 fases do bebê:

1- a partir de 6 meses- conforme liberação de seu pediatra

Nesta etapa em que o bebê ainda não mastiga, triture todos os ingredientes após o cozimento.

Massa com carne bovina e legumes

Rende: 4 porções de 200g

250g (1/4 do pacote) da massa de sua escolha
200g de carne bovina orgânica sem gordura
1/4 de cebola
1 cenoura média
1 tomate pelado sem sementes
1/2 abobrinha sem sementes
Ervas de sua escolha (recomendo orégano e tomilho)

Cozinhe todos os ingredientes menos o macarrão  em uma panela com água filtrada. Quando a carne estiver totalmente cozinha, acrescente o macarrão e cozinhe até estar macio. Após o cozimento, triture tudo no processador.

2- a partir de 8 meses

Nesta etapa, o seu bebê está aprendendo a mastigar. Use macarrão pequeno tipo anelzinho ou riso, triture a carne e amasse ou pique os legumes.

Anelzinho com abóbora, carne e cebolinha



Rende: 6 porções de 200g

200g de macarrão anelzinho
200g de carne bovina orgânica sem gordura
1 talo de aipo
1 dente de alho
150g de abóbora
1 raminho de cebolinha

Cozinhe a carne com o aipo, o alho e a abóbora e após cozido, descarte o aipo; retire a abóbora, amasse-a com um garfo e reserve-a em um recipiente; triture a carne com o dente de alho e; use o caldo restante para cozinhar o macarrão.

Após o macarrão estar cozido, junte a abóbora, a carne triturada e cebolinha fresca picada. Pronto!

3- a partir de 10 meses

Nesta etapa o seu bebê já mastiga e foi introduzido aos alimentos em geral. Não triture a comida. Desfie e pique a carne e junte-o ao macarrão, inteiro caso utilize macarrão pequeno ou picado com garfo e faca caso utilize espaguete ou macarrão longo.

Espaguete com frango, creme de ricota e espinafre




Rende 4 porções de 200g

200g de macarrão tipo cabelinho de anjo
200g de peito de frango orgânico sem pele
20 folhas de espinafre
1 ovo caipira (ou orgâncio) grande
1 colher de sopa de creme de ricota
Tempero a gosto

Em uma panela, ferva o frango em água ou mirepoix (caldo de legumes). Retire o frango da água, desfie e pique com uma faca e devolva-o ao caldo. Acresente o macarrão, quebrando-o com as mãos ao colocá-lo na panela. Acresente o espinafre préviamente picado e ferva até o macarrão estar cozido. Por último, quebre o ovo em um copo (para certificar-se que está fresco) e jogue-o na panela, mexendo constantemente até engrossar.

4- a partir de 1 ano

Nesta etapa, seu bebê já come comida "de adulto". Tente conciliar o horário das refeições do bebê com o da famíla. A hora da refeição é um importante momento de interação socio-familiar.

Macarrão com queijo (Mac 'n cheese)



Rende: 4 porções de 200g

200g de macarrão tipo macaroni, tubete ou espiral
1/2 copo de leite
100g de queijo prato (ou muçarela)
1 pitada de noz-moscada

Em uma panela, ferva o macarrão e em outra, aqueça o leite, e acrescente o queijo em pedaços mexendo constantemente até formar um creme. Polvilhe uma pitada de noz-moscada e misture com o macarrão já cozido. Esse prato é sucesso garantido!


5 comentários: