quarta-feira, 1 de maio de 2013

Receita de comida para bebê- Feijão light do bebê


O feijão é essencial para um bebê brasiliero.

Todos nós já sabmos o alto valor nutricional do feijão, porém não é aconselhado dar feijão para bebês muito pequenos pois pode causar gases e fortes cólicas abdominais. Consulte o seu pediatra antes de começar a dar feijão para o seu bebê.

Para as leitoras assíduas, não é novidade que eu não dou feijão todos os dias para o meu bebê. Não é que não goste de feijão ou que não faça bem a ela; eu simplesmente prefiro variar e introduzir sabores e alimentos difierentes a cada dia.

Porém, isso é preferência minha e eu sei que a vasta maioria tem o hábito de comer feijão e dar feijão para os seus filhos diariamente.

O problema é que o feijão tradicional é refogado em óleo, com quantidades as vezes excessivas de cebola, alho, óleo e carnes gordas. Precisamos adaptar.

Use uma carne orgânica, fresca (não use carne salgada, por favor!) e sem nervos ou gordura. Como sempre, eu recomendo coxão mole orgânico. O tempero é suave e cozida com o feijão e não refogado.
Como conseguir um feijão gostoso e saboroso sem usar sal e sem refogar?

O segredo está no tempo de cozimento. Não tenha pressa. Coloque no fogo mais baixo possível e largue! Vá ver um filme, cuidar do bebê, ler um livro...deixe por até 8h no fogão se for preciso mas deixe os sabores se fundirem e harmonizarem.

Se tiver pouco tempo, faça uma receita diferente. Feijão leva tempo.

Neste momento, você leitora está se perguntando: posso usar a panela de pressão? Pode, claro...mas não terá o mesmo resultado. Terá um feijão cozido, uma carne com a fibra totalmente destruida, e sem sabor. O sabor e a cremosidade vem do cozimento lento no fogo baixíssimo.

Instruções:

Lave bem o feijão antes de cozinhar. Se preferir, pode deixar de molho para hidratar.
Para tempero, use pouco alho, cebola e louro.
Peça ao açougueiro que moa o pedaço de carne que escolheu antes de levá-lo para casa. Desse jeito, não terá que retirar a carne para triturá-lo e depois devolvê-lo ao feijão.
Use uma panela de aço-inox com bastante água no menor bocal com o gás no mínimo.

Voce pode congelar o feijão em porções individuais de 100g (para acompanhamento) ou 150g (como prato principal).Uma outra opção é congelar o feijão na forma de gelo. Deste jeito, ficará mais fácil usar apenas a quantidade que precisar.

Bon apetite!


7 comentários:

  1. Mary, devorei todas as suas postagens. Adoro ver coisas para bebê e me encanta as mães que se dedidam a esta etapa tão importante da alimentação do seu Pequeno. Sua fácil leitura ajuda as mães a descomplicar a cozinha e se divertir.
    Parabéns pelo blog. Sugiro que você publique suas postagens no "dihitt" nosso Portal para Blogueiros e assim podemos conversar mais e mais sobre os encantos de se ter um bebê.
    Um grande abraço,
    Chele Castro
    http://comidinhasdebebe.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Chele, dei uma olhada em seu blog...muito legal! Me cadastrei la no dhitt, da uma olhadinha depois. Beijos!

      Excluir
  2. Oi Mary, conheci seu blog hoje e tenho uma dúvida sobre o feijão: meu bebê de 18 meses simplesmente não quer comer nenhum tipo de feijão. Já tentei vários e nada! O que você me sugere? Estou preocupada! Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Janaina! Olha, realmente não é o fim do mundo. Eu pessoalmente não sou extremamente fã de feijão. Eu compreendo a sua preocupação, já que o feijão é um alimento tão presente no cardãpio brasileiro, mas ele não ficará desnutrido ou mal alimento se não comer feijão.

      Se decidir eliminar o feijão da dieta do bebê, não esquece de substituir o ferro e as vitaminas do feijão com verduras e alimentos ricos em ferro.

      Agora, se decidir continuar insistindo, tente usar só o grão sem o caldo misturado a alimentos que ele goste om carne moída, estilo minestrone. O feijão branco tem um sabor mais suave e o azuki é quase doce. Ou também pode optar por usar só o caldo misturado em sopinhas e macarrão.

      Fazer bolinho de feijão é uma opção também...

      Tente algumas coisas e me avise como for :-)

      Excluir
  3. Não entendi essa da forma de gelo, ela é aberta, ou existe alguma com tampa? pq só conheço as abertas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A forma de gelo é aberta. Você cobre com um filme plastico ou um saquinho de congelador.

      Excluir
  4. Oi goste muito da sua postagem, onde achar coxão mole orânico?
    Tão dificil carne organica no brasil...

    bjs

    ResponderExcluir