terça-feira, 30 de abril de 2013

Congelando Comidinhas de bebê Parte 2- Etapa 2 (8-12 meses)

Obs: Para entender este post, é importante já ter lido a publicação "Congelando Comidinhas". Caso seja uma leitora nova, poderá achar a publicação usando a ferramenta de buscas do blog.

Já estou preparando a minha filha de 10 meses para começar a comer comidinha de adulto.

Veja abaixo o que voce pode esperar no 10 mês (aproximadamente) de seu bebê.

Já faz:

Ele já mastiga, come fruta em pedaços, carne desfiada, macarrão, queijo, legumes cortados em cubos (brunoise), iogurte natural com frutas, mingau adoçado com fruta, come todos os grãos integrais, massas e pães (ocasionalmente) e está totalmente introduzida aos alimentos em geral.



Coordenação motora: Entramos na era do finger food, ou seja, a comida já dividida, sem ser "sopão" e o uso da mão para levar pedaços de comida à boca. Nesta fase, o bebê já começa a tentar usar a colher, imitando o movimento de "mergulhar" a comida no prato e levá-lo a boca; segura o copo e a mamadeira sozinha para beber.

Ainda não:

Ainda não deveria comer comida com sal ou açucar, alimentos processados com aditivos artificiais, não toma leite de vaca, não come gordura ou comida frita ou refogada.

Nesta fase, é muito importante estimular o seu bebê a descobrir a sua comida! Respire, relaxe e encoraje-o a meter a mão, amassar, se lambuzar, fazer bagunça! Só não é muito legal permitir que ele jogue a comida no chão pois criar um hábito errado que poderá ser difícil de quebrar mais tarde.



Essa fase é maravilhosa, mas torna-se mais dificil deixar comida pronta já que a variedade é muito maior e as porções são individuais e separadas entre proteina, carboidrato legumes e sobremesa (fruta ou gelatina natural).

Para mim, a solução foi comprar potes herméticos de 120g para congelar a proteína e fazer porções frescas de legumes, hortaliças e carboidratos no dia-a-dia.

Obs: No preparo de risotos, sopas e porções para viagem, ainda uso os potes de 200g.

A outra questão é o "feijão de cada dia". Honestamente, eu dou feijão 3 vezes por semana no máximo e ainda alterno com lentilha. As leitoras que acompanham o blog sabem que prefiro muito mais uma ampla variedade de grãos e legumes do que feijão, feijão e feijão.

De qualquer jeito, o feijão é congelado nos meus potinhos "Baby Bullet" ou em forma de gelo para que eu possa usar apenas o que eu quero sem me preocupar em deixar o feijão exposto na geladeira a semana toda.



A porção de carne ainda é adaptada. Os pedaços são pequenos e costumo incluir algum molho para facilitar a ingestão.

Molho de tomate, molho minestrone, creme de ricota, creme de milho são alternativas interessantes.

Para os grãos, faço feijão branco, azuki (vermelho japonês), preto e manteiga, grão de bico e lentilha. Não faço sopa de ervilha pois é a única comida que eu, Mary, me recuso a comer. Vamos chamar de trauma de infância ;-)

E você? Como tem congelado a comida de seu bebê? Compartilhe conosco!




Um comentário:

  1. Hoje congelei a carne de rã cozida e triturada em forma de gelo. Hoje foi a primeira papinha de Alice. Mas a nutricionista sugeriu rã para ela todos os dias por conta da restrição alimentar que ela tem. O resto pretendo fazer fresco mesmo como você sugere.

    ResponderExcluir