quarta-feira, 3 de abril de 2013

Viajando com bebês III- Procurando frutas frescas nas estações frias

Uma dura diferença para crianças que saem dos trópicos para lugares de frio é a falta de opções de fruta fresca.

A fruta é recheada de vitaminas e fibras e tem um desempenho importante no sistema imunológico e intenstinal de seu bebê. A ausência de frutas na dieta poderá implicar em diversos problemas de saúde e não é aconselhado.

Quando mudamos de hemisfério, a agricultura local também muda e pode ser dificil manter os mesmos hábitos alimentares que temos em casa. É lógico que há frutas da estação, mas muitas vezes são frutas raras aqui no Brasil, ou até inexistentes!

Não espere encontrar mamão, manga, goiaba, melancia, maracujá. As variedade facilmente encontradas por lá são: melão, uva, amoras: mirtilo, framboesa, morango, cereja; e maçã- Red Delicious ou Granny Smith, ambas ruins para bebês (uma é azeda e a outra é seca). Mas aqui vai uma advertência: as frutas americanas não sáo iguais às nossas!

Nos mercados, as frutas americanas, enormes e transgênicas são um choque para latinos acostumados com frutas suculentas e cores vibrantes. Infelizmente, a vasta maioria das frutas encontradas em mercadinhos, restaurantes e hotéis são duras, secas e a única comparação que consigo fazer em relação ao sabor é que elas tem sabor de papelão!

A opção são os orgânicos, caros e importados durante o inverno. As frutas orgânicas que encontrei (por uma pequena fortuna) foram mini-tangerinas apelidadas de "cuties" (tradução literal: bonitinhos), avocado, banana Cavendish (semelhante à nossa banana d'água), frutas cítricas e amoras. Mesmo assim, elas costumam chegar verdes aos mercados e para quem está hospedado em hotel, esperar uma fruta amadurecer não é muito viável.

Levar as frutas daqui é proibido então nos cabe encontrar uma solução prática, especialmente para quem está fazendo turismo e não tem uma ambiente regular caseiro.

As opções que eu encontrei foram: papinha de fruta orgânica e smoothies (batidas) feitas de frutas e legumes orgânicos.
Papinha de fruta da minha marca predileta: Ella's Kitchen

As minhas marcas prediletas de papinha de fruta são: Ella's Kitchen, Earth's Best, Plum e Peter Rabbit Organics (este útlimo está a venda em algumas lojas Starbucks também!).

Eu também dava smoothie da marca Naked para a minha filha quando não encontrava papinha, mas cuidado para não dar demais! Pode soltar o intestino e causar uma grande surpresa em um lugar nada apropriado. Para mim aconteceu em um restaurante muito longe do hotel e sujou todas as camadas de roupa, cobertores e capa de carrinho. Desesperador!


A conclusão é: se achar frutas orgânicas maduras, compre-as. Não só para o bebê, para você também! Senão, recorra às alternativas.

Atè a pròxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário