quarta-feira, 17 de abril de 2013

Dicas de culinária V- Higiene na preparação de papinha de bebê




Na cozinha é sempre importante manter o nível mais alto de higiene possível, mas na hora de preparar a comida do bebê, esses cuidados precisam ser redobrados.

Bactérias como Escherichia-coli (E.coli), salmonella campylobacter, encontradas em carne crua e legumes contaminados podem apresentar sérios riscos à saúde de sua família.

Algumas questões muito importantes são:

1) Mãos limpas: mantenha na cozinha um sabonete líquido antibacteriano e lave as mãos durante 20 segundos. Dê preferência para o papel-toalha na hora de secar as mãos.



2) Legumes e frutas lavadas: lave sempre os legumes e frutas em água fresca abundante ou higienizador de legumes, até mesmo aqueles que serão descascados. Porque? Porque as mesmas mãos que seguram a fruta descascada a seguraram ainda com a casca suja.

3) Tábua de cortar para legumes e carnes: Tenha uma tábua para frutas e legumes e outra para carne crua. Se não puder ter duas, marque na alça o lado dos legumes com uma letra "L" escrito com caneta permanente e um "C" de carne do outro lado.

4) Higienize facas, tábua e bancada com cloro ou água sanitária após o uso.

5) Esterilize utensílios do bebê, fervendo-os durante 5 minutos ao menos 1 vez por mês.


5) Cozinhe carne e ovos totalmente, garantindo a eliminação de bactérias. Nada de "mal-passado" ou "ao ponto" para o seu filhote. Oferecer apenas a aarne totalmente cozida, de origem controlada é a melhor maneira de previnir infecções ocasionadas por bactérias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário