quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Idéias de cardápio para bebês- Etapa 2 (8-12 meses)

Hoje estou postando mais uma idéia de cardápio.

A etapa 2 é para bebês de 8-12 meses, porém, além de todas as comidinhas novas (leia o post "O que pode e não pode- Etapa 2) que entraram no cardápio, reutilize suas receitas prediletas da etapa 1.

Nesta etapa, o bebê come duas refeições ao dia (almoçco e jantar) e a papinha de frutas entra no cardápio como lanche.

Rotina de alimentação

A rotina de alimentação costuma ser regulada de acordo com o horário de despertar do bebê. Com a minha filha é assim:

07:00 - mamada matinal
10:00 - lanche: fruta
13:00 - almoço: 200g de sopinha
16:00 - lanche: fruta
18:30 - jantar: 200g de sopinha
21:00 - mamada dos sonhos

Cardápio

Programei este cardápio para ter 4 receitas a cada 2 semanas (prepare 4 porções para cada receita). Deste jeito, poderá prepara e usar todas as papinhas que preparar dentro do mês. Como sempre, todas as receitas estão no blog.

Divirtam-se!




20 comentários:

  1. mas bebe de 8 mese só mama duas vezes?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Eliene!

      No caso, com 8 meses é aconselhavel o nenem já fazer refeições sólidas para se alimentar. O leite é alimento principal só até os 6 meses. Bebês que mamam no peito, cujo as mães não trabalham, podem mamar mais vezes ao dia. 2 mamadas é o mínimo.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
    3. Leite materno é exclusivo aye 6 mrses, principal até um ano e recomendação de no mínimo dois anos.

      Excluir
    4. O Leite materno é exclusivo até 6 meses, após essa idade já inicia a introdução alimentar que é somente um complemento pois o leite materno continua como alimento principal. Qualquer duvida é só pesquisar no site do Ministério da Saúde e ver as recomendações da OMS

      Excluir
    5. Essas sao as mamadas principais, mais deve-se oferecer LM em LIVRE DEMANDA. Ou seja sempre que o bebe quiser sem restriçoes

      Excluir
  2. Teria alguma opção para lanche saudável além da fruta?
    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
    3. ah umas papinhas de fruta, que são solúveis em água ou leite, são super gostosas e saudáveis a minha bebe adora para o lanche , tem tbm vitaminas de frutas, q podem ser acompanhada de biscoito doce, eu costumo dar bolacha maria, ambos são saudáveis!!

      Excluir
    4. E bolacha Maria é saudável desde quando? Cheio de açúcar, não pode açúcar até os dois anos

      Excluir
  3. Eu dou, as vezes, mingausinho de farinha lactea, meu bebe ama

    ResponderExcluir
  4. Não dê mingau de farinha láctea para um bebê de 8 meses...e também não se deve dar biscoito Maria para bebês. Apesar de ser um hábito antigo, não é saudável, tem muito açúcar. Os bebês devem ser estimulados a comerem frutas e conhecerem o sabor dos alimentos naturais. Biscoitos e farinhas são industrializados, contém muito açúcar e estimulam a criança a ter preferência por doces ao invés de frutas.

    ResponderExcluir
  5. As recomendações do blog estão de acordo com a Sociedade de Pediatria e o American Pediatrics. A introdução de sólidos deverá ocorreu com 6 meses para bebês que mamam no peito e até antes para bebês que recebem leite artificial

    ResponderExcluir
  6. Qual é o blog ? Para pegar as receitas?

    ResponderExcluir
  7. MEU BEBE COME PAPINHA NO PEQUENO ALMOÇO, UMA MAMADEIRA NO LANCHE,SOPINHA DE LEGUMES COM CARNE OU FRANGO NO ALMOÇO,NO LANCHE DA TARDE UM YOGURTE OU FRUTINHA,E JANTA MAIS UMA MAMADEIRA DE 180 ML,ESTÁ COM 8 MESES.

    ResponderExcluir
  8. meu bebe esta com 11 meses e so quer saber de peito come de tudo mas muito pouco ex um potinho da nestle se eu dor dae ele como em 3 ou quatro vezes o que faço

    ResponderExcluir
  9. cuido da minha neta q hoje esta com quase um ano e minha maior dificuldade é alimentação agora ta c 4 dentinhos mas já come comida sem amassar mastiga muito bem só n dou pedaço de fruta muito dura como maça com medo de engasgar coisa de vó mas nao sei montar cardapio porq cozinhar n é meu forte. a tarde as vezes faço mingau com doce de banana ela ama.

    ResponderExcluir
  10. Gente esse cardápio é horrível !
    Limão? Na comida Frango com laranja? Figado com baroa os dos tem gosto forte de mais 🤪🤪🤪

    ResponderExcluir
  11. Até 1 ano o principal alimento do bebe é o leite, ele sendo formula ou materno. O bebe a partir dos 6 meses será APRESENTADO aos alimentos, não que ele deva necessariamente comer mesmo.
    E pode ser ofertado em pedaços desde sempre, e sempre in natura os alimentos, para eles conhecerem os gostos e texturas. Tem que ser ofertado nos cortes corretos para não causa engasgo.
    Até 2 anos não oferecer nada com açucar e sal depois de 1 ano, mingau, mucilon, bolacha, nada disso é saudavel.
    E também desde que o bebe começar a introdução alimentar oferecer água, será o única bebida fora o leite que deve ser ofertada para o bebe.. não dê suco mesmo que seja natural, se for dar suco mais fácil oferecer direto a fruta mesmo, não perde os nutrientes e na forma de suco o bebe acaba ingerindo mais açucar(frutose) do que o necessário.. suco só depois de 1 ano e raramente.
    Esse cardápio é muito ruim, e tem que ter um de cada alimentos dos 5 grupos alimentares que são:
    Tubérculos, Hortaliças Verdes, Hortaliças Coloridas, Leguminosas e Proteína Animal ou Vegetal.

    ResponderExcluir