quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Quanta água o meu bebê precisa tomar?




Pergunta MUITO frequente nos blogs e fóruns de mães.

A verdade é que varia muito e é dificil dizer com precisão exatamente quantos mililitros de água o seu bebê precisa tomar em cada etapa.

Vamos ao que sabemos ao certo:

Não devemos dar água para bebês com menos de 6 meses. Seja com a amamentação de leite materno ou leite artificial, toda a água que o bebê precisa está no leite.

A partir da etapa 1, com a introdução de sólidos, é importante começar a oferecer água (de preferência uma boa marca mineral ou filtrada) para os nossos pequenos.

Cenário 1- Seu bebê já come sólidos e mama no peito com regularidade ao longo do dia: Não é necessário oferecer água, mas caso queira, não faz mal que ele tome com moderação.

Cenário 2- Seu bebê ja come sólidos, mas toma leite artificial com regularidade: Ofereça água, mas não fique preocupada se ele não aceitar.

Cenário 3- O seu bebê se alimenta de sólidos durante o dia e mama (LM ou LA) de noite e pela manhã apenas: Ofereça água frequentemente ao longo do dia, especialmente durante o verão.

ETAPA 1 e 2- (6- 12 meses)

O pediatra Dr. Stephen R. Daniels, colaborador do site babycenter.com, escreveu NESTE artigo que excesso de água poderá fazer mal ao bebê. Em casos leves, poderá provocar dor de barriga e desconforto. Em caso mais graves, pode levar a uma condição chamado de "Intoxicação de água", que é quando o corpo fica privado de sódio. É claro que é um exemplo extremo, mas esta condição médica poderá provocar coma e convulsões.

Helena tomando água após um passeio de bicicleta com o papai

A desidratação também é preocupante, especialmente neste clima de verão. (Atenção! Consulte o seu pediatra para saber a quantidade de água que seu bebê deverá ingerir!)

Recomendação de quantidade:

A recomendação para o verão para bebês entre 6 e 12 meses é de uma média de 150-250ml de líquido ao dia. Isso inclui sucos de fruta.

Nas outras estações, a recomendação cai para 120-180ml ao dia.

Lembrem-se que há muitos fatores variáveis. O importante é de não esquecer de oferecer água fresca (sem ser gelada), de preferêcia em um copo de treinamento (sippy cup, etapa 1) pelo menos 1 vez a cada 2 horas. Se seu bebê recusar, ele não está com sede. Não é necessário insistir.

Sobre suco natural de frutas

Há um dilema cercando os sucos. Existem pediatras que aconselham que mães ofereçam sucos diariamente para os seus bebês e outros que acreditam que talvez o suco não seja uma boa ideía.

Questão: O que está sendo debatido é o fato de muitas mães encherem a barriga de seus bebês de suco e não sobrar apetite na hora da comida. Além disso, existe o debate sobre o excesso de nutrientes no suco.

Recomendação: Não permita que o suco substitua uma refeição. O suco não é essencial para o seu bebê. Dê com moderação e longe dos horários das refeições.

Tomando suco de côco


Quantidade recomendada:

4-6 meses: 50-90ml
6-12 meses: 90-120ml

Nunca dê suco artificial para o seu bebê. Nenhum suco industrializado é confiável. Todos contém algum ingrediente artificial tais como preservantes, reforçadores de sabor, corantes e adoçantes (açucar ou adoçante dietético). Prefira sempre o suco fresco em casa. Na rua, não há garantia de procedência das frutas nem das condições higiênicas do local ou do cozinheiro na hora do preparo do suco.

Atenção: Eu não sou médica, nem bióloga. A informação contida neste texto é apenas a recomendação de uma mãe leiga. Nunca tome decisões sobre a saúde de seu bebê sem consulta prévia com seu pediatra.

4 comentários:

  1. Mary, acho que você está enganada sobre a quantidade. Achei duas outras fontes recomendando bem mais.... 120 ml/dia ou por mamadeira/copo?
    Se for por dia é bem pouco.
    Veja:
    http://www.ncnutre.com.br/blog/101-criancas

    http://www.jornalnh.com.br/nutricao/341244/quanto-liquido-a-crianca-deve-beber.html

    ResponderExcluir
  2. Minha filha tem 8 meses, come, mama muitas vezes ao dia no peito, tentei dar 80 ml de água por dia, ela tomou mas agora meu peito está cheio e vazando porque a água que ela está tomando esta substituindo o leite materno. Estou ate com medo que empedre. Não tem como medir o leite materno então não acho que seja nem muito (como comentado acima) nem pouco. Uma pediatra foi quem me receitou 80 ml após cada refeição (foi o que entendi) e achei exagerado, pelas muitas vezes que ela mama durante o dia.

    ResponderExcluir
  3. Minha filha tem 8 meses, come, mama muitas vezes ao dia no peito, tentei dar 80 ml de água por dia, ela tomou mas agora meu peito está cheio e vazando porque a água que ela está tomando esta substituindo o leite materno. Estou ate com medo que empedre. Não tem como medir o leite materno então não acho que seja nem muito (como comentado acima) nem pouco. Uma pediatra foi quem me receitou 80 ml após cada refeição (foi o que entendi) e achei exagerado, pelas muitas vezes que ela mama durante o dia.

    ResponderExcluir
  4. hey, minha bebê tem 10 meses, e eu no momento não estou podendo amamentar, e sinto uma diferença na quantidade de fraldas trocadas, agora ela mal molha 1 fralda por dia, foi bom eu ter uma base na quantidade de água a ser oferecida, claro que dou alimentos sólidos e a papinha, já o leite mesmo (enlatado) ela não gosta, irei encaminhar ela ao pediatra assim que possível e ter um auxilio mais significativo.

    ResponderExcluir