quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

O que pode e não pode para bebês- Etapa 3 (8-12 meses)

Mudanças, mudanças...

Nesta fase, é possível que seu nenem super comilão pareça não se interessar mais por comida como antes. A verdade é que aos 8 meses, seu baixinho pode estar muito mais interessado em se locomover e descobrir novidades e não gostar muito da idéia de ficar sentado comendo.


Também é o momento dele começar a buscar uma certa independência. Pode ser que ele coloque a mão na comida e tente se alimentar sozinho; pode ser que ele recuse comer com a colher e pronto!

Como mães, podemos ficar preocupadas mas na verdade, é uma transissão, e o seu bebê passando de fase é emocionante! Dê a liberdade dele sentir a textura da comida com as mãos, de colocá-la na boca por conta própria. Relaxa um pouco no quisito "limpez e ordem" e deixe seu bebê descobrir o mundo.

Não pode!

Os "trigger foods" (ver post*) em geral

-castanhas, nozes e amendoim
-clara de ovo
-crustáceos
-morango
-uva
-amoras em geral
-abacaxi
-leite de vaca (é liberado produtos a base de leite de vaca, mas não o leite em sí)

Não é recomendado o uso de sal nem açucar na preparação de comida para seus filhos. Prolongue ao máximo uma dieta livre de açucar, sal e aditivos artificiais . Preserve a saúde de seu filho!

Pode! - liberado a partir dos 8 meses

Atenção! Cuidado para não oferecer a bebês alimentos que possam causar engasgo. O bagaço de frutas cítricas ou pedaços grandes de cenoura crua e maça, por exemplo, podem ficar entalados na garganta de um bebê. Consulte sempre o seu pediatra antes de dar alimentos novos para o seu bebê.

O mais importante nesta fase é preparar o seu bebê para comida "de adulto". Não use mais o triturador, nem para carnes. Desfie carnes e depois pique-os com uma faca para facilitar a ingestão. Use apenas um garfo ou um amassador para os legumes e tente oferecer pequenos pedaços de frutas macias e legumes cozidos.

Não esqueçam que seu filho só terá molares a partir dos 12 meses, então não dê alimentos que requerem a mastigação dentária. A comida deverá ser apropriada para incisorzinhos e gengivinhas.

Grãos- Consulte seu pediatra antes de começar a dar grãos pois eles provocam gases que podem ser incômodos para o seu bebê.

-feijão (preto, carioca, branco, manteiga, fradinho)
-grão de bico
-arroz
-macarrão*: mantenha em mente o tamanho dos pedaços, lembrando dos perigos de engasgo.
-farinha de trigo*: comece oferecendo pães macios, sem aditivos e açucares. Devido a alergias associadas ao glúten, consulte seu pediatra antes de dar massas, pães ou biscoitos para seu filho

Laticíneos

-iogurte natural (sem açucar! nada de danoninho e iogurte grego!)
-queijo (não dê queijos de fungo branco ou azul tais como gorgonzola, roquefort, camembert ou brie)


Nenhum comentário:

Postar um comentário