Esta é uma dúvida muito frequente. Qual é a quantidade indicada para cada fase do bebê?
Normalmente a resposta é simples: dê o quanto o seu bebê quiser comer. Atenção! Consulte sempre o seu pediatra sobre as porções de comida para o seu bebê.
Você pode ficar curiosa de ver o filho de sua amiga comer 200g de comida três vezes ao dia e para você é uma luta fazer com que o seu bebê coma apenas 100; ou aquele coleguinha da creche que toma 7 mamadeiras de 230ml enquanto seu nenêm só toma 4 e olhe lá!
Não existe regra explícita que determina o quanto cada bebê irá comer. Normalmente o bebê se alimenta de acordo com a sua necessidade e isso pode variar muito de criança a criança.
Seu pediatra provavelmente irá dizer: "Bebês que gozam de plena saúde física e mental não passarão fome voluntáriamente". Um bebê consome a quantidade que precisa para se manter saudável.
Se seu bebê não está com o mesmo apetite de sempre, leve alguns fatores em consideração:
- Um bebê doente ou sentindo incômodo irá comer menos.
- Quando os dentes estão entrando, o apetite poderá diminuir.
- Um bebê poderá não ter interesse em comida se a hora da refeição interromper uma atividade como: explorar a casa, assistir um vídeo, brincar com brinquedinhos novos...
Se seu bebê mostrar sinais de estar satisfeito, não insista que ele coma "só mais uma colherada". Isso poderá confundir a habilidade de regular o apetite que o bebê está desenvolvendo. Uma dieta bem equilibrada, rica nos nutrientes essenciais para cada fase poderá garantir que seu bebê fique bem alimentado.
Vamos começar com a Etapa 0. Nesta fase, a comida sólida não deverá ser a fonte de nutrientes. Ela tem um papel de introdução, ou treino para a próxima fase. O alimento real do bebê nesta fase continua sendo o leite (materno ou artificial).
Sempre ofereça o alimento sólido após a mamada. O bebê poderá comer entre 1 ou 3 colheres de sopa até duas vezes ao dia.
Na Etapa 1 o aleitamento continua sendo muito importante. Muitos bebês pulam a etapa 0 e só iniciam os sólidos nesta etapa.
Atenção! Um bebê que já foi introduzido aos sólidos nos meses 4 e 5 poderá comer mais do que um bebê que está iniciando agora.
O normal é um bebê nesta etapa comer aproximadamente 180g de comida de duas a três vezes ao dia.
A partir da Etapa 2, o bebê come 3 refeições por dia, compostas por grãos, frutas, legumes e proteínas. Existe uma fase de rejeição à comida ao entorno dos 8 meses (ler post: Meu bebê não quer comer, e agora?). Não se preocupe. Continue oferecendo a comida no horário regular das refeições. O seu bebê não passará fome.
Atenção! Caso o seu bebê recuse comida durante um periodo anormal de tempo, consulte o seu pediatra.
Sinais de que seu bebê precisa de mais comida
- ele debruça em direção a colher
- abre a boca ao aproximar a colher
- tenta alcançar a comida com a mão
Sinais de que seu bebê está satisfeito
- ele fecha a boca ao aproximar a colher
- vira o rosto ao aproximar a colher
- cospe a comida
Como ter a certeza de que seu bebê está bem alimentado
Um bebê que está bem alimentando molha frequentemente a fralda. Também evacua regularmente uma ou duas vezes ao dia.
O aumento de peso na balança é sempre a melhor comprovação de uma boa alimentação. Visitas regulares ao pediatra asseguram um controle adequado de peso e são importantíssimas para sanar dúvidas sobre a alimentação e o apetite de sua pessoinha.
Fonte: Wholesome Baby Food